terça-feira, 17 de março de 2009

A Cabana




Livro: A Cabana, William P. Young,
Sextante,2008, 232páginas


Vinha fugindo desse livro há um tempo. Por que? Ele é deísta. E não, não sou aqueles ceticos chatos... pelo contrário, tenho uma razoável formação religiosa, o problema é: Ando em crise profunda com ela, em termos mais diretos, estou brigado com Deus. heheehe
O livro é mesmo quase uma autoajuda, só não classifico como tal porque ele foge da definição clássica, ele não tem como objetivo mudar sua relação consigo e com o mundo e torná-lo independente. Deixemos o próprio autor explicar:

“Será que liberdade significa que você tem permissão para fazer o que quer?
.... Existem as doenças de sua alma que o inibem e amarram, as influencias sociais externas, os hábitos que criaram elos e caminhos sinápticos no seu cérebro. E há os anúncios, as propagandas e os paradigmas. Diante dessa confluência de inibidores multifacetados – ela suspirou – o que é de fato liberdade?”
- A cabana

No posfácio o autor pede que ao falar do livro, que não focasse no enredo e sim na "transformação" que ele causou na sua vida. Bom, vou seguir a vontade dele até porque eu achei simples a trama, não é o foco da obra e sim a reflexão que ela causa. Posso dizer que o livro trouxe a tona muitos valores que estavam guardados no íntimo do meu ser. Se eles vão voltar a revigorar na minha vida? Não sei, alguns(como o amor irrestrito e a confiança cega) encontraram forte resistência em meu atual jeito de pensar. Mas é fato que o livro mexeu comigo(mesmo contra a minha vontade, queria provar que ele apenas foi feito para vender, para lucrar em cima do sofrimento dos outros).
Pois
se algum dia você se questionou com Deus sobre assuntos como: a morte de inocentes, falta de amor, compreensão, por que acontecem coisas ruins a pessoas boas(principalmente quando você é a pessoa em questão), prepare-se para acertar as contas com Ele também. Eu ainda estou acertando, acho que será preciso A Cabana 2. =X
Ironias a parte, é um livro legal, confesso que achei que ia me decepcionar com ele, já que usualmente o número 1 da lista de bestsellers tem muito confete e pouco conteúdo... A Cabana, no entanto, consegue, dentro do seu objetivo, cumprir seu papel. Acho que o Young ta satisfeito.



2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Você não imagina como é estranho, e ao mesmo tempo, reconfortante ver alguém colocar em palavras o que eu senti quando li A Cabana. Foi exatamente nesse "acerto de contas" que eu pensei ao chegar na metade do livro.
    Porém...sempre tem um "porém"...a reflexão (que é o centro do livro, não adianta procurar muito pelo enredo, este é extremamente simples) muitas vezes se torna contraditória, embora aceitável; eu confesso que me perdi umas boas 10 vezes, e tive que voltar algumas páginas...
    Mas, no geral, um livro que eu gostei de ter conhecido. =D

    ResponderExcluir