domingo, 1 de março de 2009

Dualidade, dualismo, complexidade e realidade caos-cosmo

A Ciência moderna, nascida com Newton, Copernico e Galileu Galilei ao contemplar a natureza, faziam de forma compartimentada e isolada, ou seja, não consideravam relevantes os relacionamentos em todas as direções. Assim começaram a estudar só as rochas, ou só as florestas, ou só os animais, ou só os seres humanos( E no seres humanos só as células, só os tecidos, só os orgãos...). Ganhamos muito com esse tipo de produção do conhecimento, dela surgiram várias especialidades e toda a conjuntura de informações que compõem nossa sociedade. Porém, a natureza e o universo não constituem simplesmente o conjunto dos objetos existentes, como pensava a ciência moderna. Constituem, sim, uma teia de relações, em constante interação, como os vê a ciência contemporânea. Os seres interagem e deixam de ser apenas objetos, passam a ser sujeitos e o universo é, pois, o conjunto das relações dos sujeitos.
................................
Tudo bem espertalhão, o que isso tem haver comigo e principalmente o que isso tem haver com a águia e a galinha?
Bom comedor de batatas, por mais que a ciência contemporânea esteja em ascendente, todo o seu conhecimento e consequentemente boa parte da forma que você vê o mundo foi determinada pela ciência moderna.(Dúvida?! Bom fã do forró do muído, o modo de produção vigente, o capitalismo, mostrou-se forte na mesma época que a ciência moderna se consolidava... Se é inegável que todos os o nossos costumes são influenciados pelo capitalismo e que a ciência moderna serviu o capitalismo em diversos aspectos... Pense! Não seria a Ciência moderna, a razão, uma das produtoras da ideologia do capitalismo?!)
O fato é que para onde olharmos encontraremos a dimensão-galinha e a dimensão-águia. Elas vêm revistidas de muitos nomes: Realidade e Sonho, necessidade e desejo, história e utopia, fato e idéia, poder e carisma, corpo e alma, religião e fé, partícula e onda, caos e cosmo, ética e moral.(essas últimas serão mais exploradas aqui no blog). As dualidades antes referidas são dimensões da mesma e única realidade complexa, não sendo um dualismo. O problema, é que estamos acostumados a olhar tudo isso de forma "dualistica". Mas antes de tudo, para os fãs de Caminho das Ìndias e da gostosíssima Juliana Paes, vamos a pequenas explanações sobre dualidade e dualismo.
O dualismo vê os pares como realidades justapostas, sem relação entre sim. Direito ou esquerdo, interior ou o exterior, o masculino ou o feminino.
A dualidade, ao contrário, coloca "e" onde o dualismo coloca "ou"(Lembra das aulas de matématica? É o mesmo raciocínio de união/intersecção. Não lembra? Tava imaginando aaaquelaaa fulaninha daqueeeeele jeito no meio da aula não estava? Pois é, eu estava!). A dualidade enxerga os pares como os dois lados do mesmo corpo, como dimensões de uma mesma complexidade.
Sei que é dificil falar da condição humana, mas ao usar os termos águia e galinha não procuro limitar, procuro enxergar esses termos como dimensões ou conjuntos. Dimensões essas compostas por várias características. Por exemplo? a águia e a galinha como caos e cosmo.
Cuma?! ¬¬ahaha vamos coleguinha!

Caos: do Gr. kháosc onfusão de todos os elementos, antes de se formar o mundo;grande desordem; babel; balbúrdia.

Cosmo:do grego antigo κόσμος, transl. kósmos, "ordem", "organização".


Então, Caos e Cosmo andam separados? Hmmm, não! Aaaaantes de tudo(inclusive antes do nascimento do Silvio Santos,da Hebe Camargo e a da saudosa Dercy Gonçalves), havia inicialmente um concentrado inimaginável de matéria-energia em perfeito equilíbrio(cosmo). Sem sabermos porquê, ocorreu o big-bang. Este significa a explosão potentíssima desse concentrado, lançando energia e matéria em todas as direções. O big bang foi assim, uma primeira e inmensurável instabilidade, um caos de dimensões incalculáveis. Tudo explode e se expande. A explosão signifca a irrupção da desordem. A expansão, porém, significa a constituição da ordem. O caos náo é simplesmente "caótico", ele se mostra generativo e autocriativo. Abre espaço para a organização e para constituição de ordens cada vez mais elegantes(cosméticas) e portadoras de sentido. A situação atual é esta: O universo não é totalmente caótico, nem totalmente cosmético.(não, nao tou falando nem da natura nem da avon) É a combinação de ambos. Ele se apresenta ordenado a ponto de provocar o fascínio dos maiores cientistas como Newton e Eistein, mas ao mesmo tempo, essa ordem é frágil, submetida ao desequilíbrio e á situação de caos. Assim é o caminhar do universo: ordem-desordem-interação-nova ordem. E cada ser, cada coisa, você, tem dentro de si os dois movimentos, o caos(desordem, galinha) e o cosmo(ordem, águia).
ANH?! Como é que é seu playbozinho metido a nerd?!
Calma comedor, calma! Vou falar de caos e cosmo na sua língua, utilizando um hit fantástico que anda movendo a vida de tantos. De uma olhadinha nessa música:


Certamente você escutou nesse verão e aprendeu nem que tenha sido por osmose(o certo seria difusão, mas tudo bem, todo mundo utiliza osmose meesmoo). Utilizando-me da letra certamente você vai entender:

"Não vou negar sofri demais quando você me deu o fora
Mais o tempo passa
O mundo gira,o mundo é uma bola
Pintei o meu cabelo, me valorizei
Entrei na academia, eu malhei, malhei
Dei a volta por cima e hoje te mostrei meu novo namorado."



Anote esses destaques e pense comigo:

Você vivia feliz demais com seu/sua carinha/mina(cosmo), daaíí ele(a) lhe trocou por uma mais gostosa ou por um mais rico, você entrou em desespero, sua baixaestima foi la no alto(caos). Dai coleguinha, voce se valorizou! Pintou o cabelo, foi na colcci e fez sua feira de artigos playba, malhou, ficou do jeito que o diabo gosta, recuperou sua autoestima e arranjou um namorado(a) mil vezes melhor que o passado.(cosmo)
Logo:
ordem/cosmo/águia(ex namorado)-desordem/caos/galinha(fora)-Interação(ficar gateeenha)-Nova ordem(novo namorado).
e Aí? Aiii você fica de boa até voce achar seu namorado gordo ou sua namorada chata e começa tudo novamente.

Entendeu?(Não?! Poxa e você pensa tanto para eliminar alguém no bbb). Ainda vamos falar mais de águia e galinha nos próximos textos, a conclusão da relacão entre a metáfora sobre os dilemas humanos com a realidade caos/cosmo fica a seu critério.
Ciscar ou voar? Os dois?! Você anda ciscando ou voando? Será que ciscar que dizer sempre desordem? E quando ciscar vem revestido de bons juízos de valores(diferente de depressão ou desordem como agora)? Espere comedor, ainda tem mais, por enquantoooo....
Pensou que eu ia chorar por voceee, que eu ia morrerrr de amorr, que eu ia pedir pra voltaaar, aaaahhh aaaaaah

11 comentários:

  1. mto bom, danis! principalmente seu lado comediante =x hahaha :*****

    ResponderExcluir
  2. "O mundo gira e é uma bola"... Que frase filosófica, caro amigo frequentador do forró das coleguinhas(incluo nesta também o autor de nosso blog).. Para ser sincero, estou profundamente feliz pelo fato de minhas horas gastas escutando tais músicas, até então tidas como trash, não foram em vão!!

    Quando pego esta frase não é por nada. O ser humano, hoje em dia, passa por constantes fases de sua vida em que o Caos está sempre presente. Desafios.. Quem nunca não buscou superar seus desafios nunca percebeu a real dimensão de todo o ciclo de cosmo e caos, ou melhor, as constantes crises em que passamos em busca de, uma hora, aproveitarmos da bonança vindoura.
    As crises são tidas por nós como períodos em que jamais desejamos entrar. Mas pare para refletir um pouco e veja o real sentido disto: É principalmente a fase em que "pintamos nosso cabelo e nos valorizamos".. As crises nos fazem evoluir, crescer, tirar de dentro de nós alguma visão deturpada que temos e transformá-la, mudando a forma de pensar e deixando de se limitar a apenas certos principios que tínhamos.
    Mas certas coisas são intrigantes: o que leva indivíduos submetidos as mesmas condicoes a perfazerem o clico caos/cosmo com profunda destreza, enquanto outros mal conseguem encontrar uma resolucao para uma simples crise em que vivem? Seríamos nós seres em Fases diferentes de Caos que tentamos nos organizar e promover nosso Cosmo interior, afinal, assim como tudo no universo, somos feitos de átomos com a sua imensidão de energia? Seríamos "pre-determinados", ou melhor "limitados" a um certo caos interior, em diferentes níveis evolutivos internos, que faz com que não atinjamos nosso cosmo de modo semelhante a outros seres??

    Gustavo

    ResponderExcluir
  3. Guga, sua pergunta é uma das questoes basicas do espiritismo... Mas acho q limitar nao é a palavra certa. O nivel de experiencia de cada um diferencia, logo sua relacao com o seu cosmo tambem. E se o objetivo é chegar ao cosmo Supremo, talvez fosse necessário outras vidas para chegar lá. Como voce pode ver, a teoria do caos/cosmo que é supostamente tao "cetica" tem uma ligacao direta com uma das relgioes mais difundidas pela humanidade. Para os espiritas(senao me engano, conheco soh um pouco) cada vida é um aprendizado rumo a purificação completa da alma, nos termos do nosso texto, é uma experiencia de caos em busca do grande cosmo.
    Outra questao interessante que voce levantou foi o fato de estarmos em constante caos, seu racicionio é correto. Respondi indiretamente no texto. "situação atual é esta: O universo não é totalmente caótico, nem totalmente cosmético. É a combinacao de ambos". Assim tambem o somos, como ate brinquei na explicacao, vc esta no cosmo "ate achar seu namorado gordo ou sua namorada chata", logo nossa situacao nao chega a ser de Cosmo integral, a eminencia do caos é presente e constante, ele nunca deixa de existir. Fora que eu citei no exemplo somente um insgnifcante ambito na vida do homem(relacoes afetivas), voce pode ta bem com seu namorado(a mas com problemas no trabalho ou em casa(alias dificilmente voce vai estar bem em todas as areas, creio que o caos nunca lhe deixa). Para chegar ao nivel mesmo que momentaneo de cosmo "completo", é necessario uma interiozação muito grande, digna de monges budistas. Bom, se é essa condição é devido a nossa composicao quimica? Nao sei, mas é uma boa explicação... Mas, qual sera a composicao da nossa alma? E ela? vive em caos tambem ou é soh o corpo gera o caos? Quem é o responsavel pelo cosmo? Soh a alma? Quem é o responsavel pelo caos? Soh o corpo?

    ResponderExcluir
  4. Tatálo jan se garante muitoooo!!!

    agora quanto a letra da música, vejo apenas um ciclo. Nesse caso, levar o fora, tentar dar o troco, levar outro fora e aí vai: apenas um ciclo vazio.
    A classificação de caos e ordem acho que é ralativo. seria como se caos fosse algo essencialmente ruim que devesse ser evitado ( levar o fora ), e ordem fosse um estado a ser cultivado? acho que não funciona exatamente assim. Meu quarto tá sempre um caos, mas isso é ótimo, uma bagunça que eu sei onde cada coisa estar. Se chega alguem e arruma, pra mim vira uma bagunça e eu não consigo encontrar mais nada.
    Aplicar esses conceitos de caos e ordem que vêm de formalismos matemáticos ( um universo onde não há ambiguidades ) na nossa vida contidiana e linguagem usual não vai funcionar muito bem.
    Por que sempre surgirá a clássica pergunta : "O que é Caos e Ordem na sua essência?" Segundo Platão, nunca iremos conseguir um conjunto de definições necessárias e suficientes para uma definição filosófica desses termos. Por conseguinte, como poderemos aplicá-los na vida cotidiana? sempre haverá um contra argumento.

    moral da história: vá fazer engenharia!

    hehehehe

    ResponderExcluir
  5. Bom... realmente, em definiçoes reais de caos e cosmo sou um leigo, afinal sou um aluno de humanas. E confesso que falar disso foi dar uma de "inxirido", usei conceitos basicos e um pouco de associacao, mas quando eu sento pra escrever é assim mesmo, quero desafios!
    Nao faria engenharia eheheh mas acho q das ciencias exatas da para se retirar muita filosofia "pratica"

    ResponderExcluir
  6. quando falei "vé fazer engenharia" não tava me referindo a vc tatálo jan!! foi soh uma tentativa de piada que fracassou!

    hehehehehe

    Continue escrevendo sempre, seu blog eh excelente. tem a medida certa de humor e papo cabeça que nos faz pensar. Parabéns mesmo!!

    abração cara

    ResponderExcluir
  7. Não entendi muito bem a mudança da defesa do dualismo para a dualidade de um post para o outro.

    Pois bem... creio que o que foi apresentado aí não é nenhum dos dois, mas sim dialética; que vem de Hegel (que confesso que não li ainda) mas que acabou ficando famosa com o materialismo dialético de Marx; que é algo mais piramidal do que dual (tese + antítese = síntese).

    Quanto à Platão, nunca li a obra em que ele fala isso; mas seu pensamento é essencialmente dualista. A teoria das formas, expressa em O Banquete e em Ménon (além de outros livros), divide o mundo entre o mundo sensível (associado ao corpo) e o das formas (às vezes traduzido como idéias, do grego: eidos); além de Fédon onde é trabalhada a distinção entre corpo e alma e a teoria da reminiscência (a aquisição de saber seria lembrança de um contato prévio da alma com as formas).

    E finalmente, filosofia prática não é só coisa de exatas não; devia ser de tudo. Afinal, conhecimento teórico estagnado não é de serventia alguma. Vale conferir o pensador italiano Antonio Gramsci e seu conceito da "filosofia da Praxis". (conferir http://www.acessa.com/gramsci/?page=visualizar&id=642 )

    ResponderExcluir
  8. anonimo, vc está certissimo(a).. o caos X cosmo eh a pura teoria dialética marxista aplicada, que, segundo ele, eh o q move a história.. luta de forcas contrárias.. exemplificado como a luta de classes (nao só)!!

    ResponderExcluir
  9. Muito legal o blog, mas haver é só no sentido de existencia, e ali é: "o que isso tem a ver comigo?"

    ResponderExcluir